quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Entrevista sobre aparelho na dentição de leite

http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2013/09/de-aparelho-nos-dentes.html#boxComentarios

De aparelho nos dentes
revistacrescer.globo.com
Ele é recomendado para crianças com dentes de leite? Entenda em quais situações o uso do aparelho pode prevenir e estimular o crescimento adequado dos dentes permanentes
Nem tudo sai do jeito que nós respondemos...
- Qual a média de idade que a criança começa a perder os dentes de leite? 
Varia muito em relação ao tipo de mordida e estímulos de mastigação, mas gira entre 6 anos. Sendo que pela sequência correta devia erupcionar o 1o.molar permanente (atrás do último dente de leite na boca) antes de começar a troca dos dentes da frente. Frente a isso, a visita ao Odontopediatra não está só associada a doença cárie mas ao desenvolvimento da oclusão(mordida).

- Quais casos é recomendo o uso do aparelho para crianças abaixo dessa idade?
No Brasil, a prevalência é bastante alta (ao redor de 50 a 70%) das oclusopatias quando consideramos o estágio de dentadura decídua ou mista precoce. Isso diminui ligeiramente entre os 3 e 6 anos de idade, já que alguns problemas são autocorrigidos, em função da paralisação dos hábitos de sucção não-nutritiva. O maior problema ainda é a mordida aberta, seguida da mordida cruzada (posterior e anterior). Estas duas oclusopatias devem ser tratadas ainda na dentição de leite. A mordida aberta pode estar associada aos hábitos, onde se removido até aos 3 anos pode ter uma autocorreção. Já a mordida cruzada depende de diversos fatores (sequência de erupção dos dentes, hábitos e aspecto genético/crescimento) e deve ser corrigida o mais rápido possível porque pode levar até a uma assimetria da face, e não tem autocorreção.

- Existe a possibilidade de a criança usar aparelho, o dente de leite cair e quando o permanente nascer, ele também ser torto? Não seria melhor esperar?
O objetivo do tratamento precoce é adequar a arcada da criança para corrigir problemas instalados (mordida aberta ou cruzada) ou prevenir problemas futuros para a oclusão (falta de espaço). Então, o tratamento em crianças com dente de leite, tratamos as bases ósseas (relação intra-arcos e inter-arcos). O produto final é o desenvolvimento da oclusão de forma correta e acompanhar a erupção dos dentes permanentes, dando corredor de erupção (favorecendo a erupção) mas ele pode nascer girado, até porque ele fica ligueiramente girado durante sua formação dentro do osso e podemos ter discrepância entre tamanhos dentários e tamanhos das arcadas (normalmente genético).

- Nos dentes de leite, é melhor o aparelho fixo ou móvel?
Quando falamos em aparelho fixo em dentes de leite, não são os braquetes (aqueles usados nos permanentes) são aparelhos ortodônticos/ortopédicos (tipo disjuntores, grades palatinas fixas) que tem sua resposta mais rápida porque independe do uso das crianças porque fica fixo na boca, e a criança faz tudo com esses aparelhos, até comer. Já os aparelhos móveis são indicados quando o problema não é esqueletal, e sim dentário. Sendo que ela tira pra comer mas deve usar o maior tempo possível, então ficamos na dependência do uso pela criança e do núcleo familiar com a cobrança na utilização do mesmo. Mas alguns problemas de oclusão na dentição de leite podem ser resolvidos com ajustes nos dentes, realizados pelos especialistas que entendam de desenvolvimento da oclusão. Então uma mordida cruzada funcional muitas vezes pode ser solucionada com ajuste na oclusão da criança.

- O aparelho pode prejudicar o dente que já está mole ou para cair?
Prejudicar não. Mas daí a importância da radiografia panorâmica na avaliação do possível tratamento para o problema, onde podemos observar estágio de formação dos permanentes, dentes que serão trocados, e assim estimar prognósticos. Se o dente de leite estiver para esfoliar espera-se um pouco mais e entra com o aparelho depois. Mas as crianças de 4 e 5 anos podem fazer tratamentos sem esse tipo de problema.

- E quando o dente de leite cai antes da hora e a criança está de aparelho? Causa algum problema?
Normalmente a criança perde um dente e o aparelho tem uma função em vários dentes. Então, a única coisa que pode acontecer é ter que readequar o aparelho/tratamento proposto frente ao problema diagnosticado.

- Existe uma idade certa para o uso de aparelho (tanto o fixo como o móvel)?
Não! tudo vai depender do tipo de problema, da oclusopatia (maloclusão) existente. Normalmente optar por montar braquetes no final da dentição mista (troca entre de leites e permanentes) mas se o problema for funcional, dentário e esqueletal, se diagnosticado precocemente, também deve ser tratado o mais rápido possível, principalmente adequando as arcadas e a mordida da criança. Assim teremos menor complexidade dos casos na dentição permanente.

- Qual a diferença entre ortodontia e a ortopedia (funcional dos maxilares)? Ortodontia, está relacionada à movimentação dentária. Ortopedia, está relacionada à adequação das arcadas (arcos dentários). Além disso existe Ortopedia facial (relação dos ossos da face) e Ortopedia funcional dos maxilares (modificação na função). Normalmente os aparelhos ortopédicos funcionais são móveis porque tem que ser trabalhado a parte muscular, respiração e deglutição. Mas existem aparelhos ortopédicos que também exercem algumas funções independentemente de serem móveis. Mas tanto ortopédico, quanto funcional, as crianças devem passar por uma avaliação da parte de respiração (otorrino) e da parte muscular (fonoaudióloga) para complementar o diagnóstico e tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário